sábado, 12 de novembro de 2011

Guerra nas Estrelas, Choros e Apelidos...
Drama Vader! Venha para o lado Maria da força!...
Engraçado como os apelidos surgem. Às vezes é do nada, às vezes têm uma história por detrás deles. Geralmente são criativas e essa sem dúvida é uma delas. O “surgimento” desses dois aqui misturam um pouco disso tudo. Tem algum tempo, entrou pra minha vida a pessoinha mais delicada (às vezes) que eu conheço. E um dia, do nada no carro eu disse: “Gente, a Flávia não é um docinho de coco?” Daí surgiu o Little Coconut Candy. A parte da criatividade não podia ficar nas mãos de outra pessoa que não fosse o Henrique, que com uma memória musical, já puxou “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim (1919 – 1969), que foi um virtuoso no seu instrumento, promovendo famosas rodas de choro em sua casa, nos anos 50 e 60, além de grande compositor. O choro que deu origem ao apelido da Flavinha é de 1951. Jacob também promoveu o resgate de compositores antigos e fundou o famoso conjunto Época de Ouro, com César Faria e Dino 7 Cordas. Dizem as boas e também não tão boas assim línguas que Little Coconut Candy tem passado muito tempo comigo... Também nas palavras de Henrique, quase um Padawan, uma aprendiz dos princípios e amores de Drama Maria (Vader), está cada vez mais se rendendo ao lado Maria da força!!! Tanto que até ganhou uma referência num gênero tão admirado por mim – o Choro!





Bom, estando eu e Flavinha Little Coconut Candy cada vez mais compartilhando esse lado da força, eu ia mesmo dizendo que escreveria sobre dois apelidos. Apelidos que coincidem nessa memória musical. Vamos para o outro então: Não sei porque quedas d’água, um belo dia Henrique teve um insight e me chamou de Drama Maria! Por duas razões o choro a seguir me cabe – porque tem uma certa melancolia e também porque é um dos mais capazes de me provocar uma imensa e inexplicável catarse. Meu Choro/Apelido é mais velho do que o de Flavinha e é do grande Pixinguinha (1897 – 1973). Lamento” é de 1928. Essa, o Henrique e sua admiração pelo Jazz vão curtir: “Pixinguinha foi criticado por composições como essa, por serem consideradas como tendo uma inaceitável influência do Jazz. Mas na verdade elas eram apenas avançadas demais para a época.” Valem também ressaltar que ele foi considerado um dos maiores compositores de choro de todos os tempo. (Uau!)





Para encerrar essa historinha, gostaria de dizer que é uma grande alegria para mim ter essa pessoinha especial na minha vida, e poder compartilhar (o que não é qualquer coisa), ainda que sejam apelidos que têm em comum nomes de choros é mais que uma honra. É Flá... Aparentemente temos mais coisas em comum do que se possa supor... rs!

Um comentário:

  1. Pois é... quem diria q seríamos uma dupla de choro... afinal qdo vc me viu pensou q eu fosse uma paty girl rs mas vc se enganou....... e lhe digo ainda bem!!!
    Afinal quem mais poderia ter a mesma mania q eu... "odeio q rele no meu pé" rs e n é só isso é uma série de coisas, mtas mesmo...
    Somos mto iguais e ao mesmo tempo diferentes rs e eu gosto disso... n imaginava q fosse encontrar uma pessoa tão especial em um momento tão "diferente" da minha vida, vc já tem cadeira cativa aqui, e eu só tenho uma coisa p te dizer... AMO VC! Lamento....

    ResponderExcluir